quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Processo de adaptação às rotinas

Nesta nova fase que estamos a viver, com a ida da Princesa para o Colégio, há que estabelecer rotinas, quer seja a do sono, da alimentação, dos passos a seguir diariamente. E isso nem sempre é fácil, pois é uma criança, está a viver tudo de novo, intensamente e, está, também, na fase das birras. Mas há que ter calma e, com alguma tranquilidade, tudo entra nos eixos.

A primeira semana de Colégio correu muito bem. Ficou sempre muito bem no Colégio e, segundo a Educadora e Auxiliares, durante o dia esteve sempre muito bem, faz bem as refeições, dorme bem, brinca, interage com as crianças. Esta semana, também está a correr bem (apesar de hoje ter ficado a choramingar um bocadinho…mas mal entrou na sala, calou-se logo). O mais problemático tem sido a vinda do Colégio.

Quando chegamos para a ir buscar, fica numa alegria tal, que desata num choro quando nos vê e só acalma ao nosso colo. Deduzo que deve ser da saudade! Aguenta durante o dia todo e aquele momento em que, finalmente, toma contacto connosco, é o momento da descompressão. Depois, quer ir sempre para casa e é preciso uma boa meia hora, ou três quartos de hora para que se acalme, entre no modo normal dela e deixe de ficar tão agitada. Tenho falado e comentado com amigas que já passaram por esta fase e dizem-me ser normal. Que eles ao chegar a casa precisam dos “5 minutos deles”. Será assim?

De resto, estamos a estabelecer novas rotinas, como, durante a semana, ter mais ou menos a mesma hora de ir para a cama, fazer sempre o mesmo ritual antes de deitar. Agora está, definitivamente, institucionalizada a história antes de dormir. A Princesa gosta!

Sem comentários:

Enviar um comentário