quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Adolescência

Foi publicada no passado Domingo, na Revista do Correio da Manhã, uma reportagem sobre a linguagem usada pelos adolescentes.

Mas o que mais me intrigou e deixou perplexa não foi a linguagem propriamente dita, mas sim os meandros que essa mesma linguagem tomam. Refiro-me, por exemplo, ao SWAG ter estilo, atitude. Para isso implica (para os rapazes) usar roupas das marcas da moda e (para as raparigas) vestir bem, serem bonitas e saberem posar para as fotos que depois postam no Facebook).

Na referida reportagem é feita referência a páginas do Facebook, geridas por adolescentes, frequentadas por comunidades de 11 mil adolescentes (segundo os perfis dos mesmos…pode ser ou não) onde são postadas fotografias dos ditos adolescentes. A postagem das fotografias tem como pressuposto as mesmas serem vistas, votadas,  para, segundo uma escala predefinida*, os mesmos serem avaliados fisicamente, e com isso, aferir se têm ou não SWAG.

*Escala
20 ‘Gostos' = Feio
40 ‘Gostos' = Mais ou menos
60 ‘Gostos' = Bonito
80 ‘Gostos' = Lindo
100 ‘Gostos' = Perfeito

Assusta-me um pouco esta ideia. Onde vamos parar? Que pensamentos moldam a cabeça nos nossos filhos? Para ver a reportagem completa, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário